sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Nosso Planeta Nossa Casa 2016. 8° anos

Nosso Planeta Nossa Casa 2016. 8° anos

Fenômenos da ocupação. Plano de aula de geografia.

Estrutura Curricular: Geografia
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO: Ensino Médio           
COMPONENTE CURRICULAR:  Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade.

O que o aluno poderá aprender com esta aula?
 - Esta aula ajudará o aluno na construção da percepção do modo de vida, com base em elementos presentes na paisagem local.
- Desenvolverá as competência de percepção das escalas geográficas dos fenômenos que se expressam na paisagem local e reconhecer a relação da geografia com as atividades comerciais.
- contribuirá para que consigam analisar o processo de descentração espacial percebendo que seu modo de vida se reproduz para além de sua realidade geográfica local se estruturam elementos geográficos que indicam o modo de vida da sociedade, ou seja, notem na paisagem local as marcas do modo de vida, mas também perceba que vários dos elementos estão presentes para além do seu lugar, o que indica que os modos de vida se estendem para além dos bairros, das cidades, para além da escala local. Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu país como resultantes de um longo processo de transformação.
Duração das atividades: 3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
-  Modo de vida e fenômenos ocasionados pela ocupação territorial.
- Espaço humano e paisagem local e a relação geográfica e comercial.
- Escala dos fenômenos humanos e sócio comerciais.
- Escala geográfica dos modos de vida



Estratégias e recursos da aula
Material necessário :
  Atlas Geográfico,  fotografias mostrando a evolução da ocupação do bairro Residencial  São José, data show, e outras mídias disponíveis;
  As aulas serão desenvolvidas numa interação teoria/ação, utilizando – se dos recursos abaixo:
- Dinâmicas de grupo;
- Aula dialogada e expositiva;
- Utilização de recursos audiovisuais
- Trabalho individual produção de texto.

Desenvolvimento
1ª aula - Seguindo o tema proposto pelo Currículo para geografia 3º ano, e a Situação de Aprendizagem 1, Fluxos materiais, de Idéias e Informação e as cidades globais relacionar com a realidade local com exposição de fotos, vídeos com entrevistas mostrando a relação comerciais, crescimento das atividades comerciais e infraestruturas partido do conteúdo já trabalhado em sala, as mudanças geográficas e espaciais. Após a exposição gerar uma discussão levando os alunos perceber as relações existentes e visíveis entre comercio e geografia, e quais os interesses que moldaram as atividades durante o tempo de existência do Bairro.

2ª aula - Dirija o olhar dos estudantes para o nosso modo de vida e exercite com eles uma comparação com o modo de vida de outras localidades levando em consideração o trabalhado na primeira aula. Nessa aula apresentar imagens de localidades com padrões melhores, iguais ou piores levando os alunos perceber a importância das atividades comerciais para a formação do território. A proposta é pedir que eles listem os pontos percebidos nas imagens e na discussão. Propor como trabalho em grupo o registro dos materiais apresentados seja em cartazes, em documento Office ou outro tipo de mídia.


3º aula- Exposição dos trabalhos e espaços para o pensamento crítico. Os alunos poderão produzir um mural temático nos espaços comuns da escola  


Recursos Complementares

  Materiais produzidos pelos alunos como fotos de comércios, praças, fotos ou reportagens antigas materiais do arquivo da escola para visualizar as mudanças ocorridas.


Avaliação
 A avaliação será processual e continua observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo.
- Observação do crescimento individual e coletivo dos alunos;
- Síntese de textos;
- Produção de textos;
 Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:
- Pontualidade;
- Assiduidade;
- Envolvimento com colegas e disciplina;
- Participação nas aulas;
- Capacidade de análise e síntese;

- Autonomia nos estudos.

As desigualdades do nosso país vídeo Xadrez das Cores

 Geografia
 Ensino Médio           
COMPONENTE CURRICULAR: Questões ambientais, sociais e econômicas

               
Dados da Aula:

O que o aluno poderá aprender com esta aula?
 ·  Analisar criticamente as diversas realidades sociais do Brasil;
·  Compreender em situações cotidianas  exemplos de situações onde ocorre discriminações  e fatos que expressa desigualdades sociais;
·  Identificar fatores históricos  relacionados  com as atuais situações sociais do Brasil,
·  Reconhecer que a organização atual do espaço geográfico decorre especialmente da divisão territorial do trabalho gerada pela industrialização;
·  Analisar a os conflitos étnicos e culturais de nossa sociedade capitalista;

Duração das atividades: 4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·  Leitura cartografia, senso crítico, noções de cidadania e conhecimentos éticos,

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
O professor deverá iniciar a aula com perguntas sobre situações atuais  vivenciadas na turma, como questões como: Emprego, saúde, lazer etc.
 Assim ele poderá criar uma tabela na lousa com essas palavras sugeridas pela turma, após entregará para a sala reportagens, de noticiários locais, regionais e nacionais sobre fatos que expressa discriminação social,

Aula 2:
 Exposição oral do professor, como uso de mapas do Brasil, localizando diferentes regiões e apontando alguns exemplos de disparidades sociais e econômicas entre as regiões.
 O professor deve conduzir a leitura do texto aguçando o interesse e a curiosidade,  propondo que os alunos  registre com celulares, câmeras digitais cenas que complementam o tema abordado em sala. ( Para trazer na próxima aula)

Aula 3:
 Em sala de aula, as dúvidas deverão ser expostas e esclarecidas por meio de exposições e discussões.
 Trabalhar com o filme Xadrez das cores, com explicação do professor, direcionando para uma reflexão solidaria e humana;




O Xadrez das cores disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=NavkKM7w-cc > acessado em 24/07/2013.

Aula 4:
Plenária em sala: Em grupo de 3 alunos, apresentarão suas conclusões em "cartas de argumentação", essas deverão ser lidas para toda turma promovendo uma discussão entre os alunos. 

Avaliação

   Com o material coletado pelos alunos produzir textos, registros em outros tipos de mídias; Elaborar um mural construído a partir de fotos, artigos de jornais, reportagens, mapas etc., que ilustrem as desigualdades do país. O mural poderá ficar exposto em sala de aula ou na escola e os alunos que o criaram poderão responder às questões feitas pelos visitantes.
   capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, Vídeos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias sobre conteúdos atuais e geográficos.


quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Trabalho de geografia. Porta revista.







O Programa Nosso Planeta, Nossa Casa: A Junior Achievement, buscando disseminar a filosofia e as práticas da sustentabilidade, com objetivo de conscientizar os jovens de todo o país sobre a importância da preservação do Planeta Terra, com sugestões para minimizar o impacto de nossas ações sobre o meio ambiente. Além disso, o Programa busca formar verdadeiros multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais.

Trabalho de Geografia. 8º ano B, Escola Estadual Residencial São José.







NOSSO PLANETA, NOSSA CASA Escola Residencial São José 2016



O Programa Nosso Planeta, Nossa Casa: A Junior Achievement, buscando disseminar a filosofia e as práticas da sustentabilidade, com objetivo de conscientizar os jovens de todo o país sobre a importância da preservação do Planeta Terra, com sugestões para minimizar o impacto de nossas ações sobre o meio ambiente. Além disso, o Programa busca formar verdadeiros multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais.

Reutilizar materiais na produção de porta objetos.

Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.

 "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".

                                          1 Coríntios 3:9-11

 Paz e bem! Ser cooperador de Deus, ser lavoura e edifício, é uma graça grandiosa para cada um de nós, com todas as dificuldades pedimos o Santo Espirito para nos conduzir nas estradas da vida!!!