Esse é um espaço de aprendizagem e muita partilha que o Espirito Santo nos ilumino nos caminhos ao conhecimento!!!!
sexta-feira, 2 de setembro de 2016
Fenômenos da ocupação. Plano de aula de geografia.
Estrutura Curricular: Geografia
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO: Ensino Médio
COMPONENTE CURRICULAR: Estrutura e dinâmica de diferentes espaços
urbanos e o modo de vida na cidade.
O que o aluno
poderá aprender com esta aula?
- Esta aula ajudará o aluno na construção da
percepção do modo de vida, com base em elementos presentes na paisagem local.
- Desenvolverá as competência de
percepção das escalas geográficas dos fenômenos que se expressam na paisagem
local e reconhecer a relação da geografia com as atividades comerciais.
- contribuirá para que consigam
analisar o processo de descentração espacial percebendo que seu modo de vida se
reproduz para além de sua realidade geográfica local se estruturam elementos
geográficos que indicam o modo de vida da sociedade, ou seja, notem na paisagem
local as marcas do modo de vida, mas também perceba que vários dos elementos
estão presentes para além do seu lugar, o que indica que os modos de vida se estendem
para além dos bairros, das cidades, para além da escala local. Entender a
evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do
seu estado e de seu país como resultantes de um longo processo de
transformação.
Duração das atividades:
3 aulas
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Modo de vida e fenômenos ocasionados pela
ocupação territorial.
- Espaço
humano e paisagem local e a relação geográfica e comercial.
- Escala dos
fenômenos humanos e sócio comerciais.
- Escala
geográfica dos modos de vida
Estratégias
e recursos da aula
Material necessário :
Atlas Geográfico, fotografias mostrando a evolução da ocupação
do bairro Residencial São José, data
show, e outras mídias disponíveis;
As aulas serão desenvolvidas numa interação
teoria/ação, utilizando – se dos recursos abaixo:
- Dinâmicas
de grupo;
- Aula
dialogada e expositiva;
- Utilização
de recursos audiovisuais
- Trabalho
individual produção de texto.
Desenvolvimento
1ª aula - Seguindo o tema proposto pelo Currículo para
geografia 3º ano, e a Situação de Aprendizagem 1, Fluxos materiais, de Idéias e
Informação e as cidades globais relacionar com a realidade local com exposição
de fotos, vídeos com entrevistas mostrando a relação comerciais, crescimento
das atividades comerciais e infraestruturas partido do conteúdo já trabalhado em
sala, as mudanças geográficas e espaciais. Após a exposição gerar uma discussão
levando os alunos perceber as relações existentes e visíveis entre comercio e
geografia, e quais os interesses que moldaram as atividades durante o tempo de
existência do Bairro.
2ª aula - Dirija o olhar dos estudantes para o nosso modo de
vida e exercite com eles uma comparação com o modo de vida de outras
localidades levando em consideração o trabalhado na primeira aula. Nessa aula
apresentar imagens de localidades com padrões melhores, iguais ou piores
levando os alunos perceber a importância das atividades comerciais para a
formação do território. A proposta é pedir que eles listem os pontos percebidos
nas imagens e na discussão. Propor como trabalho em grupo o registro dos
materiais apresentados seja em cartazes, em documento Office ou outro tipo de
mídia.
3º aula- Exposição dos trabalhos e espaços para o pensamento
crítico. Os alunos poderão produzir um mural temático nos espaços comuns da escola
Recursos Complementares
Materiais produzidos
pelos alunos como fotos de comércios, praças, fotos ou reportagens antigas
materiais do arquivo da escola para visualizar as mudanças ocorridas.
Avaliação
A avaliação será processual e continua
observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados
como procedimentos avaliativos os itens abaixo.
- Observação do crescimento individual
e coletivo dos alunos;
- Síntese de textos;
- Produção de textos;
Também será considerado o desenvolvimento de
capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:
- Pontualidade;
- Assiduidade;
- Envolvimento com colegas e
disciplina;
- Participação nas aulas;
- Capacidade de análise e síntese;
- Autonomia nos estudos.
As desigualdades do nosso país vídeo Xadrez das Cores
Geografia
Ensino Médio
COMPONENTE CURRICULAR: Questões ambientais, sociais e
econômicas
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
· Compreender em situações cotidianas exemplos de situações onde ocorre
discriminações e fatos que expressa
desigualdades sociais;
· Identificar fatores históricos relacionados
com as atuais situações sociais do Brasil,
· Reconhecer que a organização atual do espaço
geográfico decorre especialmente da divisão territorial do trabalho gerada pela
industrialização;
· Analisar a os conflitos étnicos e culturais
de nossa sociedade capitalista;
Duração das
atividades: 4 aulas
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Leitura cartografia, senso crítico, noções de
cidadania e conhecimentos éticos,
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
O professor deverá iniciar a aula com perguntas sobre situações atuais vivenciadas na turma, como questões como: Emprego, saúde, lazer etc.
Assim ele poderá criar uma tabela na lousa com essas palavras sugeridas pela turma, após entregará para a sala reportagens, de noticiários locais,
regionais e nacionais sobre fatos que expressa discriminação social,
Aula 2:
Exposição oral do professor, como uso de mapas do Brasil,
localizando diferentes regiões e apontando alguns exemplos de disparidades
sociais e econômicas entre as regiões.
O professor deve conduzir a leitura do texto aguçando o
interesse e a curiosidade, propondo que
os alunos registre com celulares,
câmeras digitais cenas que complementam o tema abordado em sala. ( Para trazer na próxima aula)
Aula 3:
Em sala de aula,
as dúvidas deverão ser expostas e esclarecidas por meio de exposições e discussões.
Trabalhar com o filme Xadrez das cores, com explicação do
professor, direcionando para uma reflexão solidaria e humana;
O Xadrez das cores disponível em <
http://www.youtube.com/watch?v=NavkKM7w-cc > acessado em 24/07/2013.
Aula 4:
Plenária em sala: Em grupo de 3 alunos, apresentarão suas conclusões em "cartas de argumentação", essas deverão ser lidas para toda turma promovendo uma discussão entre os alunos.
Avaliação
Com o material
coletado pelos alunos produzir textos, registros em outros tipos de mídias;
Elaborar um mural construído a partir de fotos, artigos de jornais,
reportagens, mapas etc., que ilustrem as desigualdades do país. O mural poderá
ficar exposto em sala de aula ou na escola e os alunos que o criaram poderão
responder às questões feitas pelos visitantes.
capacidade de
avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a
partir de textos, Vídeos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias sobre
conteúdos atuais e geográficos.
quinta-feira, 1 de setembro de 2016
Trabalho de geografia. Porta revista.
O Programa Nosso Planeta, Nossa Casa: A Junior Achievement, buscando disseminar a filosofia e as práticas da sustentabilidade, com objetivo de conscientizar os jovens de todo o país sobre a importância da preservação do Planeta Terra, com sugestões para minimizar o impacto de nossas ações sobre o meio ambiente. Além disso, o Programa busca formar verdadeiros multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais.
Trabalho de Geografia. 8º ano B, Escola Estadual Residencial São José.
NOSSO PLANETA, NOSSA CASA Escola Residencial São José 2016
O Programa Nosso Planeta, Nossa Casa: A Junior Achievement, buscando disseminar a filosofia e as práticas da sustentabilidade, com objetivo de conscientizar os jovens de todo o país sobre a importância da preservação do Planeta Terra, com sugestões para minimizar o impacto de nossas ações sobre o meio ambiente. Além disso, o Programa busca formar verdadeiros multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais.
Reutilizar materiais na produção de porta objetos.
Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
"Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".
Assinar:
Postagens (Atom)