Estrutura Curricular: Geografia
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO: Ensino Médio
COMPONENTE CURRICULAR: Estrutura e dinâmica de diferentes espaços
urbanos e o modo de vida na cidade.
O que o aluno
poderá aprender com esta aula?
- Esta aula ajudará o aluno na construção da
percepção do modo de vida, com base em elementos presentes na paisagem local.
- Desenvolverá as competência de
percepção das escalas geográficas dos fenômenos que se expressam na paisagem
local e reconhecer a relação da geografia com as atividades comerciais.
- contribuirá para que consigam
analisar o processo de descentração espacial percebendo que seu modo de vida se
reproduz para além de sua realidade geográfica local se estruturam elementos
geográficos que indicam o modo de vida da sociedade, ou seja, notem na paisagem
local as marcas do modo de vida, mas também perceba que vários dos elementos
estão presentes para além do seu lugar, o que indica que os modos de vida se estendem
para além dos bairros, das cidades, para além da escala local. Entender a
evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do
seu estado e de seu país como resultantes de um longo processo de
transformação.
Duração das atividades:
3 aulas
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Modo de vida e fenômenos ocasionados pela
ocupação territorial.
- Espaço
humano e paisagem local e a relação geográfica e comercial.
- Escala dos
fenômenos humanos e sócio comerciais.
- Escala
geográfica dos modos de vida
Estratégias
e recursos da aula
Material necessário :
Atlas Geográfico, fotografias mostrando a evolução da ocupação
do bairro Residencial São José, data
show, e outras mídias disponíveis;
As aulas serão desenvolvidas numa interação
teoria/ação, utilizando – se dos recursos abaixo:
- Dinâmicas
de grupo;
- Aula
dialogada e expositiva;
- Utilização
de recursos audiovisuais
- Trabalho
individual produção de texto.
Desenvolvimento
1ª aula - Seguindo o tema proposto pelo Currículo para
geografia 3º ano, e a Situação de Aprendizagem 1, Fluxos materiais, de Idéias e
Informação e as cidades globais relacionar com a realidade local com exposição
de fotos, vídeos com entrevistas mostrando a relação comerciais, crescimento
das atividades comerciais e infraestruturas partido do conteúdo já trabalhado em
sala, as mudanças geográficas e espaciais. Após a exposição gerar uma discussão
levando os alunos perceber as relações existentes e visíveis entre comercio e
geografia, e quais os interesses que moldaram as atividades durante o tempo de
existência do Bairro.
2ª aula - Dirija o olhar dos estudantes para o nosso modo de
vida e exercite com eles uma comparação com o modo de vida de outras
localidades levando em consideração o trabalhado na primeira aula. Nessa aula
apresentar imagens de localidades com padrões melhores, iguais ou piores
levando os alunos perceber a importância das atividades comerciais para a
formação do território. A proposta é pedir que eles listem os pontos percebidos
nas imagens e na discussão. Propor como trabalho em grupo o registro dos
materiais apresentados seja em cartazes, em documento Office ou outro tipo de
mídia.
3º aula- Exposição dos trabalhos e espaços para o pensamento
crítico. Os alunos poderão produzir um mural temático nos espaços comuns da escola
Recursos Complementares
Materiais produzidos
pelos alunos como fotos de comércios, praças, fotos ou reportagens antigas
materiais do arquivo da escola para visualizar as mudanças ocorridas.
Avaliação
A avaliação será processual e continua
observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados
como procedimentos avaliativos os itens abaixo.
- Observação do crescimento individual
e coletivo dos alunos;
- Síntese de textos;
- Produção de textos;
Também será considerado o desenvolvimento de
capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:
- Pontualidade;
- Assiduidade;
- Envolvimento com colegas e
disciplina;
- Participação nas aulas;
- Capacidade de análise e síntese;
- Autonomia nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário