quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples,
humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.
         Autor: Antonio Pedro Schlindwein
   

                                                                                                                           Amém!!!!

Tema: “ Conhecendo o sistema Solar”.

· Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;

1ª Atividade: aproximadamente 4 aula 60 minutos.
  Tema: Situação de aprendizagem 1,  2bimestre:
  Aula expositiva, e explicação de exercícios caderno do aluno.


2º Atividade:  2 aulas: Criação do glossário escolar:


3º Atividade: 2 aulas: Visita ao planetário:







4º Atividade: 4 aulas: Problematizarão e produção de texto.

5º Atividade:  4 aulas: Produção de mural expositivo
Avaliação: Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:
    Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
    Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
    Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.
   Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, compreenderemos  os movimentos que a lua faz em volta da Terra; a Lua como um satélite natural da Terra; identificaram o nome das suas diferentes fases; descobriram as propriedades e formas da Lua; enquanto for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.



Leia mais: http://prof-geo3.webnode.com/news/atividade-conhecendo-o-sistema-solar-/

Tema: “ Conhecendo o sistema Solar”.

· Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;

1ª Atividade: aproximadamente 4 aula 60 minutos.
  Tema: Situação de aprendizagem 1,  2bimestre:
  Aula expositiva, e explicação de exercícios caderno do aluno.


2º Atividade:  2 aulas: Criação do glossário escolar:


3º Atividade: 2 aulas: Visita ao planetário:







4º Atividade: 4 aulas: Problematizarão e produção de texto.

5º Atividade:  4 aulas: Produção de mural expositivo
Avaliação: Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:
    Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
    Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
    Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.
   Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, compreenderemos  os movimentos que a lua faz em volta da Terra; a Lua como um satélite natural da Terra; identificaram o nome das suas diferentes fases; descobriram as propriedades e formas da Lua; enquanto for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.



Leia mais: http://prof-geo3.webnode.com/news/atividade-conhecendo-o-sistema-solar-/

terça-feira, 30 de agosto de 2016