· Desenvolver competências
e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação
Científica;
1ª Atividade:
aproximadamente 4 aula 60 minutos.
Tema: Situação de aprendizagem 1, 2bimestre:
Aula expositiva, e explicação de exercícios
caderno do aluno.
2º Atividade: 2 aulas: Criação do glossário escolar:
3º Atividade: 2 aulas:
Visita ao planetário:
4º Atividade: 4 aulas:
Problematizarão e produção de texto.
5º Atividade: 4 aulas: Produção de mural expositivo
Avaliação: Os Projetos
transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala
de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do aluno:
hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes
positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
Trabalhos escritos ou de outra natureza
produzidos espontaneamente;
Dados registrados com referências diretas
elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.
Assim a avaliação deverá acontecer no
decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos
entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação
Cientifica e se, compreenderemos os
movimentos que a lua faz em volta da Terra; a Lua como um satélite natural da
Terra; identificaram o nome das suas diferentes fases; descobriram as
propriedades e formas da Lua; enquanto for o caso, utilizaram adequadamente, os
recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir
conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Leia mais:
http://prof-geo3.webnode.com/news/atividade-conhecendo-o-sistema-solar-/